IPI garante IPVA menor em 2010

Posted on 22/10/2009. Filed under: Economia | Tags: |

Governo aposta no aumento da frota para fazer frente ao imposto barato e não perder arrecadação

Bernardo Moura
bernardo.moura@extra.inf.br

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2010 ficará mesmo mais barato. A desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) derrubou os preços de carros novos e usados. Como o valor de mercado é utilizado no cálculo do tributo, a queda será inevitável.

Extraoficialmente, a Secretaria estadual de Fazenda já reconhece que não prevê aumento de arrecadação com o IPVA no ano que vem. A expectativa é a de que a desvalorização provocada pelo IPI reduzido seja compensada pelo aumento de veículos rodando pelas ruas e estradas do estado. Dessa forma, os técnicos da Fazenda acreditam que o montante a ser arrecadado com o imposto em 2010 será similar ao deste ano.

Mais carros

A previsão faz sentido. Entre dezembro de 2008 e setembro deste ano, a frota de veículos do estado cresceu 5,5%. O percentual representa 241.516 novos carros, que já pagarão o próximo IPVA. No mesmo período, o número de veículos com motor flex — que pagam alíquota de 4% — subiu 32%. Já os carros movidos a álcool, que pagam IPVA de 2% sobre o valor de mercado, registraram queda de 0,5% entre dezembro e setembro.

O governo ainda não estabeleceu uma data para a divulgação dos valores do IPVA 2010. Normalmente, a Fazenda estadual lança a tabela em dezembro, próximo ao Natal. Sabe-se, porém, que será utilizada a lista de valores de mercado dos veículos relativa ao mês de setembro, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe).

Na tabela abaixo, o EXTRA publica os possíveis valores do IPVA 2010 entre os 23 carros a gasolina (incluindo flex) mais vendidos, segundo o ranking da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os valores não consideram as taxas do Detran-RJ nem o custo do seguro obrigatório (DPVAT). Um Ford Ka 1.6 ano 2008 deverá ter no imposto do ano que vem uma redução de 28,25% em relação ao que foi cobrado neste ano.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: