Lula: país deve crescer 5% no próximo ano

Posted on 28/09/2009. Filed under: Economia |

Presidente exalta programas sociais e diz que redução de impostos isoladamente não é solução para a crise

Jailton de Carvalho
ISLA DE MARGARITA, Venezuela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o Brasil, um dos primeiros países a sair da crise financeira global, deverá crescer 5% em 2010. Lula atribuiu o sucesso da economia brasileira à capacidade de atuação do Estado. Foram os programas sociais, na avaliação do presidente, que mantiveram o consumo de alimentos em alta.

— A economia brasileira está consolidando um crescimento de 5% para 2010 enquanto os países ricos ainda não têm clareza se a crise econômica já chegou ao fim — disse Lula, ao participar da reunião de Cúpula América do Sul-África (ASA).

Ao citar a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a reunião do G-20 em Pittsburgh, Lula disse que o Brasil se encontra numa situação melhor que a dos EUA. Enquanto em agosto último foram criados 242 mil empregos no Brasil, os EUA amargaram a perda de 700 mil empregos.

Afirmando que ainda é cedo para celebrar o fim da crise, o presidente Lula disse que é preciso medir o termômetro da economia e ir tomando decisões para cada situação.

Na sua avaliação, foram os programas sociais, como o Bolsa Família, que mais ajudaram o país a se recuperar da crise, e não a redução da carga tributária. A mera redução de impostos, explicou, enfraquece a capacidade de intervenção do Estado na economia. É por isso, disse ele, que nenhum dos países que promoveu diminuição drástica de impostos teve sucesso no combate às desigualdades sociais.

Durante a cúpula, Lula acertou com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, uma parceria entre a Petrobras e a PDVSA para a construção da refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco. O acordo deve ser assinado dia 17, quando Lula retornará à Venezuela. Na noite de sábado, sete países da Unasul assinaram acordo de criação do Banco do Sul, como Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile — este último, por enquanto, será membro observador.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: