Pesquisa constata: a felicidade mora no Rio

Posted on 04/09/2009. Filed under: Cidade, Rio de Janeiro |

Carla Rocha

O Rio é a cidade mais feliz do mundo. A conclusão é de uma pesquisa da empresa americana GfK Custom Research que, digamos assim, mediu o grau de alegria da nossa e de outras 50 cidades do mundo. O “termômetro da felicidade“, que pôs os cariocas lá no topo do ranking internacional, virou notícia na edição online da “Forbes”. A reportagem da revista, conhecida por divulgar as listas dos mais ricos, é a prova de que dinheiro não traz felicidade: Sidney (Austrália), um dos lugares mais caros do planeta, ficou atrás do Rio.

Segundo a reportagem, o mundo é fascinado pelo Rio desde quando Ginger Rogers e Fred Astaire bailavam no filme “Flying down to Rio”, da década de 30. Simon Anhyolt, consultor da GfK, disse, na reportagem, que “O Brasil está associado a bom humor e à ideia de bem viver. O carnaval é muito importante porque transmite a imagem clássica de felicidade que as pessoas têm da cidade (…). É um lugar para onde todo mundo gostaria de ir”.

A felicidade em Sydney — conhecida pelo clima agradável, por belos pontos turísticos e pela Opera House — é grande, mas não se iguala à do Rio, segundo a pesquisa. O resultado aumentou a alegria do prefeito Eduardo Paes:

— O mundo descobriu o que nós já sabemos: o Rio é o melhor lugar para viver e trabalhar. Que outra cidade é capaz de reunir tanta natureza, cultura e vida urbana? Posso garantir que não existe prefeito mais feliz do que o da Cidade Maravilhosa.

Superintendente do Rio Convention Bureau, Paulo Senise atribuiu tanta felicidade à tolerância e à multiplicidade racial e cultural. E, claro, à praia.

— A praia é uma imensa sala de estar em que todos são iguais — diz, ressaltando que a simpatia do carioca é muito elogiada em pesquisas com turistas.

A antropóloga Alba Zaluar concorda, mas ressalva que tem feito estudos sobre o paradoxo da cidade:

— De um lado, uma violência que cresce por conta de uma política de segurança desastrosa; de outro, esta alegria contagiante. Na Place des Vosges, em Paris, tem música clássica na rua, mas os músicos não interagem com o público e faz um frio danado.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: