Antiga Rua Larga pode recuperar seu prestígio

Posted on 21/08/2009. Filed under: Cidade, Rio de Janeiro |

Light e Cia City dão início a projeto com objetivo de revitalizar região, atraindo novas empresas e moradores

Nos arredores da Avenida Marechal Floriano: com o projeto, grupo estudará as condições dos prédios da região e a quem pertencem

Simone Candida

Vizinha da Zona Portuária e considerada um endereço nobre no passado, a região da Avenida Marechal Floriano (antiga Rua Larga), no Centro, vai ganhar um plano de revitalização. Ontem, a Light e a Cia City de Desenvolvimento assinaram um documento que dá início ao Projeto Rua Larga, cujo principal objetivo é recuperar a área, atraindo novas empresas e moradores. Segundo o presidente da Light, José Luiz Alquéres, o trabalho prevê estudos das condições urbanísticas, legais e culturais do lugar e, a partir dessa radiografia, a formulação de propostas para trazer de volta o prestígio da área, que tem importantes prédios históricos, como o Palácio do Itamaraty, o primeiro Colégio Pedro II, o Palácio Duque de Caxias e a Central do Brasil.

A Avenida Marechal Floriano e seu entorno não têm hoje nem 10% da população que ali vivia na década de 50. De acordo com um levantamento da Light, em 2008, cerca de 40 mil pessoas residiam por lá. Com o êxodo, 30% dos imóveis estão desabitados. Descobrir em que condições estão esses prédios (muitos se encontram degradados) e a quem pertencem é uma das tarefas do grupo que executará a primeira fase do projeto. Parte de um trabalho já iniciado pelo Instituto Light, que incluiu pesquisas e o lançamento de um livro sobre a Rua Larga, será analisada na primeira etapa.

Revitalização da Rua larga e arredores.

— Serão três etapas. Na primeira, que terá caráter mais urbanístico, faremos um estudo para entender a região. Já na segunda fase, que deve ser iniciada em janeiro de 2010, vamos descobrir como viabilizar esse plano, do ponto de vista legal e econômico. Na terceira, que deve começar em meados de 2010, será a vez de transformar os planos em opções de negócios e para isso teremos que contar com o Estado e com o apoio de investidores — disse o presidente da Light, que, por enquanto, prefere não divulgar quanto vai custar o trabalho.

Segundo o historiador Milton Teixeira, a Marechal Floriano é um pedaço do Rio antigo preservado no Centro:

— Ela foi a nossa primeira Presidente Vargas. Foi uma importante entrada e saída da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII. Hoje, é importante porque, além de ter prédios históricos, ali ainda se encontram estabelecimentos antigos que mostram como era o modo de vida e o cotidiano do carioca no passado — comenta.

Para elaborar o plano, a Light convidou a Cia City, responsável pela construção de bairros inteiros em São Paulo, como Jardim América, Alto de Pinheiros e Alto da Lapa. A empresa terá o desafio de criar um “bairro” que tenha lazer, comércio e moradias.

— Nosso papel é fazer um planejamento urbanístico do desenvolvimento desse perímetro. Teremos que encontrar um mix de uso comercial, residencial e de serviços — afirmou o presidente da Cia City, José Bicudo.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: